Acreditamos que o cinema é uma ferramenta de transformação social!

Nascidos em Bordéis


Quando eu estou com uma câmera nas minhas mãos eu me sinto feliz. Eu sinto que estou aprendendo algo... Que eu posso ser alguém". - Suchitra, uma das crianças que aparecem no documentário Nascidos em Bordéis (Born into Brothels).

RECOMENDAMOS
De tempos em tempos aparecem filmes e documentários que nos tocam de maneira especial. Nunca vi um documentário tão poderoso e comovente como o Nascidos em Bordéis.
A fotógrafa de formação americana Zana Briski estava na Indía fotografando as prostitutas e as suas condições de trabalho. Ela logo fez amizade com as crianças do local e reparou que havia uma história para ser contada por trás de cada uma dessas crianças. Assim nasce essa belíssima obra de arte do cinema-documentário.
O documentário acompanha um grupo de crianças nascidas e criadas na Zona da Luz Vermelha de Calcutá - Indía. Essas crianças são tratadas como lixo. Filhas de prostitutas e quase sempre sem uma figura paterna elas crescem largadas pelos guetos da zona vermelha. Tudo conspira para que essas crianças tenham uma droga de futuro. As meninas provavelmente também entrarão para a prostituição e os garotos terão de continuar a trabalhar em subempregos pelo resto de suas vidas.
A idéia do documentário é simples. A Srta. Briski presenteia cada criança com uma câmera fotográfica bem básica. A fotografa também ensina essas crianças a fotografar, ensinando a elas como melhor usar os equipamentos. Zana dá as crianças muito mais do que um aparelho fotográfico, elas ganham voz e esperança por meio das câmeras. E somos levados a enxergar o mundo pelos seus olhos e partilhar da suas vidas. Entre as aulas e saídas fotográficas, Zana também tenta arrumar um meio de melhorar as condições de vida dessas crianças. Aqui percebemos que a relação da fotografa com as crianças vai muito além do âmbito do filme. Não há espaço para o engajamento de mentirinha visto nos filmes de Michael Moore, por exemplo. Ela realmente age movida por um sentimento de compaixão para com as crianças.
Existe um ditado que diz que fotografia se faz com o peito e não com uma câmera, e essas crianças são prova disso. As fotografias são belíssimas, por ora dilacerantes de tão tristes e por vezes carregadas daquele otimismo que só crianças sabem ter. Além disso, o documentário é um primor em termos de edição, fotografia e de direção.

Nenhum comentário: