Acreditamos que o cinema é uma ferramenta de transformação social!

Acreditar sempre!

As Organizações EUCLIDES FERNANDES (93 FM, Jornal de Jequié e Faculdades Integradas de Jequié – FIJ) confirmaram o patrocínio das passagens para que o documentarista Dado Galvão possa viajar a Cuba e Honduras (Dado filmará nos dois países).

Agora estamos “correndo atrás” da parte burocrática para obtenção do visto que possibilita a realização de cobertura jornalística nos respectivos países. Estamos preparando um BLOG diário onde você poderá acompanhar detalhes da viagem e construção do documentário. (www.docdado.blogspot.com)

Ao Dep. Euclides Fernandes o nosso muito obrigado! (Paz bem e luz sempre) Obrigado por acreditar que o audiovisual é ferramenta de transformação social.

Festiva de Cinema de Havana expressa apoio aos cineastas Hondurenhos.

Clique nos links abaixo para visualizar.

Projeto em andamento.

Gravando! Com a palavra: cubanos, hondurenhos e brasileiros.

Documentarista Dado Galvão, pretende documentar de 03 a 19 de dezembro de 2009 o cotidiano de Havana, Capital de Cuba, onde acontecerá o 31° Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano, paralelo ao Festival acontece o (UNIAL) Universo Audiovisual de Crianças e Adolescentes da America Latina, apoiado pelo UNICEF.

No UNIAL serão exibidos dois documentários realizados em Jequié (BA): “A GRANDE MOEDA” e FAMÍLIA APAE – JEQUIÉ 30 ANOS.
Dado, pretende visitar também a capital hondurenha (Tegucigalpa), onde acontece o golpe de Estado contra o Presidente Manuel Zelaya, até então, refugiado na Embaixada do Brasil em Honduras. (serão apenas três dias em Honduras).

No seu regresso ao Brasil, Dado vai documentar em Jequié, lugares e situações semelhantes ou contraditórias aos lugares e situações vivenciadas no cotidiano cubano e hondurenho. A principal missão será: “dar voz” a cubanos, hondurenhos e brasileiros, anônimos que opinarão sobre a realidade local e global.

O documentário terá um cunho educativo de reflexão e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, e de outros patrocinadores, que em breve oficializarão o apoio para que a viagem e a realização do documentário sejam possíveis. Em breve será disponibilizado um BLOG, que relatará todos os “passos” de pré-construção do documentário. Caso você pretenda ajudar, ou obter mais informações, entre em contato: (73) 8804 0132, e-mail: dadogalvao@hotmail.com Orkut: Dado Galvão.

A Grande Moeda (EL BIEN MÁS PRECIADO) no Equador.

O documentário jequieense “A Grande Moeda” (titulo em espanhol: EL BIEN MÁS PRECIADO) realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Pastoral da Criança, foi selecionado para a 2º Mostra Internacional de Documentários Comunitários Imagens dos Povos, que acontecerá de 16 de outubro a 29 de novembro no Equador.
Foram selecionados filmes da Colômbia, Venezuela, Canadá, França, Peru, Equador, Espanha, Argentina e Brasil, o grande diferencial da 2º amostra de documentários é o fato das exibições serem itinerantes, a amostra percorrerá além da capital Quito, cidades interioranas de varias Províncias equatorianas, segundo a organização do evento: “20 comunidades, 15 unidades educativas e 12 cidades das Províncias de Carchi, Imbabura y Pichincha”.
Os documentários internacionais selecionados serão exibidos na TV Educativa do Equador, a segunda amostra é uma realização da “Mingasocial Comunicación” e conta com o apoio do Conselho de Cinematografia do Equador.
A Grande Moeda dos documentaristas Claudio Galvão e Mariel Santana relata o cotidiano dos voluntários da Pastoral da Criança em onze cidades do Sudoeste da Bahia e conta com a participação da Dra. Zilda Arns, o documentário aborda temas como solidariedade e consumo.
Veja os filmes selecionados para a amostra clicando no link abaixo: http://www.imagendelospueblos.org/2009/leermas.php?id=42

A Grande Moeda (El Bien Más Preciado) participa de Festival itinerante no Equador.

"Hola Claudio Galvão y Mariel Santana
El documental seleccionado para el 2do Encuentro de Documental Comunitario
EL BIEN MÁS PRECIADO
Claudio Galvão y Mariel Santana / Brasil / Portugués Subt. en Castellano / 92 minutosLa vida diaria de los voluntarios de la Pastoral del Niño en 11 ciudades del Estado de Bahía, noreste de Brasil, la participación especial del Dr. Zilda Arns, Fundador y Coordinador Internacional de la Pastoral del Niño. Un reflejo de la solidaridad y el consumo.
Agradecemos a todos los realizadores, cineastas, videoastas, documentalistas, organizaciones audiovisuales y sociales por ser parte del 2do Encuentro de Documental Comunitario.
Amanda Trujillo Coordinación 2do Encuentro de Documental Comunitario"La imagen de los Pueblos"

Enviado por e-mail: mingasocial@gmail.com em 16 de setembro de 2009.
Veja lista de documentários internacionais selecionados clicando aqui.

A Grande Moeda: exibição na Favela da Rocinha, Rio de Janeiro


Célia Maria Lobo, Líder comunitária que organizou exibição do documentário A Grande Moeda na Favela da Rocinha no Rio de Janeiro comenta:
(...) O resultado foi excelente, algumas pessoas foram às lágrimas com o documentário. Refletindo depois sobre o mesmo, chegamos a constatação que há, na própria Rocinha, situações não muito distantes das de Jequié e cidades próximas, por incrível que possa parecer, quando comparamos cidades interioranas com algumas comunidades de grandes metrópoles. A Eclair me disse que numa parte da Rocinha, pertinho da casa dela, sobrevivem famílias com muita carência ainda. A expressão que ela usou foi : "Nem parece que estamos na Rocinha! Duas realidades distintas numa mesma comunidade".Por isso, estamos todas empenhadas na implantação da Pastoral da Criança neste local (...)
Célia Maria Lobo, Comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro (enviado por e-mail 25/05/09)

Importante apoio!

SIGNIS - Associação Mundial Católica para a Comunicação divulga em sue sitio oficial o documentário A GRANDE MOEDA: de que lado você está? Dos documentaristas: Claudio Galvão e Mariel Santana, clique no link abaixo e leia matéria em espanhol.

S O S para filmar!


Estamos precisando de uma filmadora para que possamos continuar produzindo documentários. Se você conhece alguém que possa nos ajudar ou tem alguma idéia que nos ajude a conseguir uma filmadora, por favor, entre em contato.
É só fuçar o BLOG que você vai conhecer nossos projetos.
Contamos com sua solidariedade!
Claudio Galvão “Dado” um documentarista sem filmadora.
Contatos:
dadogalvao@hotmail.com (73) 8804 0132

ARRAIAL CINE FEST exibe “A Fábrica”


Documentário jequieense A Fábrica “produzir para o bem ou para o mal?” (Direção: Claudio Galvão Edição: Mariel Santana) será exibido dia 08 de abril às 20H no ARRAIAL CINE FEST “diversidade cultural brasileira através do cinema” no Shopping D’Ajuda (Arraial D’ Juda, Porto Seguro/BA) na mostra Rumos Itaú Cultural.
“A Fábrica” (2006/2007) documentário de 108 minutos de duração foi produzido em parceria com a Pastoral Carcerária de Jequié, Secretaria Municipal de Educação e *Conjunto Penal de Jequié, o filme relata o cotidiano dos internos do *CPJ onde ficção e realidade se confundem.
O ARRAIAL CINE FEST acontece de 4 a 17 de abril, confira programação: (www.arraialcinefest.net) O filme “A Fábrica” ganhará uma segunda versão em 2009 (A Fábrica 2) o projeto contará com o apoio do Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária no Estado da Bahia, “Irmão Franco.” Os documentaristas embarcam com destino a Porto Seguro (BA) dia 08 com o apoio do Festival. Assista ao trailer do filme A Fábrica:http://dmaudiovisual-home.blogspot.com/2009/03/fabrica-2-qual-o-seu-codigo-de-barra.html

Imprensa baiana X A Grande Moeda

Imprensa baiana destaca lançamento do documentário A GRNDE MOEDA e presença de Zilda Arns em Jequié (Assista a matéria da TV SUDOESTE/REDE BAHIA).
“...que filme lindo! Que filme maravilhoso sobre solidariedade!” (Zilda Arns falando emocionada logo após a exibição do documentário A GRANDE MOEDA )

Zilda Arns X A Grande Moeda

Zilda Arns presente em Jequié (26/03/2009) para o lançamento do documentário A Grande Moeda (Direção: Claudio Galvão Edição: Mariel Santana), no Centro de Cultura ACM (lotado) logo depois da exibição do filme falando emocionada para a platéia presente afirmou: “que filme maravilhoso! Que filme lindo sobre solidariedade!” (Zilda Arns)

A Fábrica 2 “Qual o seu código de barra?”

Os documentaristas Claudio Galvão e Mariel Santana preparam um novo projeto de documentário denominado A Fábrica 2 “Qual o seu código de barra?” o objetivo do documentário será continuar contando as histórias dos seres humanos envolvidos no documentário A Fábrica "Produzir para o bem ou para o mal?", realizado entre os anos de 2006/2007 no Conjunto Penal de Jequié em Parceria com a Pastoral Carcerária da Diocese de Jequié e Secretaria Municipal de Educação.
Neste novo projeto os documentaristas contarão com o apoio do Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária na Bahia (“irmão Franco”) em breve mais novidades.
Assista ao trailer do documentário A Fábrica "Produzir para o bem ou para o mal?".

Na hora da doença, todos somos iguais.

Eu e você somos mais fortes contra a DENGUE. (ASSISTA AO VÍDEO)

A Paz é fruto da Justiça!

“Fraternidade e Segurança Pública.” Assista ao vídeo da Campanha da Fraternidade 2009.

Um passeio de “Côco-Táxi” em Havana/Cuba

Aperte PLAY e aguarde alguns segundos para assistir ao vídeo.

"A Fábrica 2"

Documentário “A Fábrica” produzir para o bem ou para o mal? De Claudio Galvão (Direção) Mariel Santana (Edição) relizado (2006/2007) em parcerias com a Pastoral Carcerária da Diocese de Jequié e Secretaria Municipal de Educação, será tema de pesquisa do documentarista Claudio Galvão aprovado na seleção para o curso de Pós-Graduação em AUDIOVISUAL da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus BA) veja lista do selecionados http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/especializacao/audiovisual/#aprovados
O Objetivo da pesquisa (união de teoria e prática) será a realização de um documentário relatando a continuidade das histórias dos personagens envolvidos no documentário “A Fábrica” que terá uma segunda versão que provavelmente será denominada de “A Fabrica II.”

Assista ao trailer do filme A GRANDE MOEDA

Aperte play e aguarde alguns segundos para assistir ao trailer do filme.
Lançamento de filme (A GRANDE MOEDA Direção Claudio Galvão) e DVD dia 26 de março de 2009 (19h30) no Centro de Cultura ACM em Jequié, Bahia, (ENTRADA FRANCA) presença confirmada da Dra. Zilda Arns Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança.

A Grande Moeda participa da seleção do PRÊMIO MARGARIDA DE PRATA 2009

O Prêmio Margarida de Prata foi criado pela Central Católica de Cinema, no âmbito do então Secretariado de Opinião Pública da CNBB, e entregue, pela primeira vez, no Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, de 1967, ao filme Proezas de Satanás na Vila do Leva e Traz, de Paulo Gil Soares. Durante cinco anos, um júri organizado pela Central Católica escolhia entre os concorrentes do Festival o filme que melhor representava os critérios que instituíram o prêmio: a qualidade estética da obra e temáticas centradas sobre os valores humanos, éticos e espirituais.

Diante das dificuldades de se encontrar, na seleção do Festival de Brasília, filmes que pudessem receber o Margarida de Prata, a Presidência da CNBB. A partir de 1973, confia a escolha dos premiados a um grupo de especialistas que examinavam a produção anual brasileira e faziam uma seleção prévia dos títulos para serem apreciados pelo júri constituído por membros do Setor de Comunicação da CNBB, bispos ou padres convidados, críticos de cinema e acadêmicos.

A escolha criteriosa dos filmes e as justificativas sempre muito bem fundamentadas deram ao Prêmio repercussão nacional e marcaram uma posição de prestígio da Igreja no campo do cinema. Nos 41 anos de sua existência, Margarida de Prata afirmou-se junto à comunidade cinematográfica brasileira como um dos mais importantes prêmios do país.

Durante o período da ditadura militar, tornou-se uma expressão de resistência e afirmação da liberdade artística brasileira. Hoje, o Prêmio Margarida de Prata busca ser um instrumento incentivador da reflexão sobre o cinema, a cultura e os valores humanos, éticos e espirituais da nossa sociedade.

O objetivo principal do Margarida de Prata, desde a sua criação, é destacar, no cinema brasileiro, as obras que apresentam em suas abordagens temáticas e artísticas valores humanos, éticos e espirituais. O prêmio visa, ainda, ampliar a consciência crítica dos espectadores a fim de que sejam capazes de valorizar, nos filmes, a discussão sobre a realidade do nosso país e o imaginário do povo.

Um terceiro objetivo é contribuir com a Comunicação, enquanto utilização do cinema como instrumento incentivador da reflexão sobre a cultura e os valores espirituais da nossa sociedade.

Por fim, Margarida de Prata objetiva abrir um espaço de diálogo da Igreja com os profissionais do cinema brasileiro, este ano o troféu será entregue durante o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe que acontecerá em julho (12 a 17 de 2009) no Rio Grande do Sul.